Ortodontia Lingual | CPGO Natal
Portaria MEC 278/2016 - D.O.U. 19/04/2016 | PORTARIA MEC 946/2016 - D.O.U 19/08/2016
PORTAL DO ALUNO | Login: Senha:
swiss
Ortodontia Lingual

Centro de Pós-Graduação em Odontologia

Ortodontia Lingual

A Possibilidade de colagem do aparelho fixo pelo lado interno dos dentes abre uma nova perspectiva para os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico fixo e não querem exibir o conhecido “sorriso metálico” por motivos pessoais ou profissionais. O ortodontista e professor de Ortodontia da Faculdade Odontológica do Recife, Guaracy Fonseca Júnior, e Dra. Cristina Harrop, da estética bucal, esclarecem algumas dúvidas freqüentes sobre o “aparelho invisível”.

O que é a Ortodontia Lingual?
A Ortodontia Lingual é uma nova técnica de corrigir as mal oclusões, iniciada há 30 anos, de lá para cá passou por grandes modificações. Hoje atingiu uma eficiência almejada por ortodontistas experimentados no que diz respeito a finalização.

Atualmente, algumas pessoas pensam que a Ortodontia Lingual é apenas uma técnica em que as braquetes são colocados por trás do dente e isso não é a realidade. A OL é uma técnica de tratamento completamente invisível, que permite ao paciente conforto e possibilidade de viver socialmente sem nenhum tipo de constrangimento. Trata-se de uma maravilha para os pacientes.

Quais as principais vantagens desse procedimento?
Podemos destacar as seguintes vantagens:
Aumento do volume dos lábios, comum no tratamento convencional, não ocorre na Ortodontia Lingual, o que não acarreta constrangimento para o paciente; A face visível dos dentes permanece “livre” para uma melhor Higiene; Por serem estéticos, não precisam ser removidos antecipadamente em razões de eventos sociais, como casamentos ou formaturas; Os aparelhos linguais (“invisíveis”) podem ser colocados tanto na arcada superior quanto na inferior, e podem ser utilizados de forma conjugada ao tratamento convencional com peças de cerâmica;

Os praticantes de esportes de contato como futebol, basquete lutas, entre outros, têm reduzido o risco de lesões nas áreas das bochechas e lábios provocadas por trauma O paciente sente-se à vontade para sorrir desde o início do tratamento, uma vez que os dentes são corrigidos sem que as pessoas percebam.

Quais as recomendações para quem usa a Ortodontia Lingual?
AS recomendações são as mesmas para quem utiliza aparelho convencional, ela é até um pouco mais simples, pois o aparelho lingual permite uma melhor higienização.

Quais as indicações do método?
Este método de trabalho está indicado a qualquer tipo de tratamento, não existe contra-indicação. Isso significa que qualquer paciente poderá receber esse tipo de aparelho em seu tratamento.

Existe alguma diferença na duração do tratamento, quando se compara a Ortodontia Convencional ?
Sim, alguns autores afirmam a possibilidade do tempo de tratamento reduzido pois na OL aplicamos força mais próximo do centro da resistência dos dentes.


Share This:

Cadastrar Email